A Cooperativa Agroindustrial Amambai – COOPERSA realizou um encontro com produtores na Fazenda Minas Gerais, de propriedade da Sra. Cecilia Aguiar, que é cooperada e utiliza em sua fazenda produtos produzidos pela COOPERSA.
O objetivo deste encontro foi apresentar os índices zootécnicos obtidos na propriedade, decorrentes do manejo e nutrição executados já há três anos em parceria com a cooperativa.
Durante o evento, o zootecnista Flávio Cândido, responsável técnico da COOPERSA, e o consultor técnico da Agroceres Hélio Biassi, discorreram sobre como a nutrição adequada das vacas contribui para a gestação de bezerros com melhores desempenhos produtivos. Além disso, apresentaram a linha de produtos destinados à nutrição disponibilizada pela cooperativa, suas indicações de uso e a garantia de qualidade.
Em seguida, o Gestor Ruy Padula apresentou o conjunto de ações realizadas na fazenda, incluindo um bom protocolo sanitário com atenção à cura de umbigo, fornecimento de água de qualidade com a instalação de bebedouros, disponibilidade de cochos e conforto para que os animais tenham acesso ao suplemento mineral enriquecido e manejo de pasto, ajustando a lotação para o pastejo dos animais.
Após a parte teórica, os participantes foram encaminhados aos pastos onde estavam os lotes de bezerros desmamados e vacas paridas, para observação do escore corporal dos mesmos, comprovando assim o bom estado nutricional do rebanho.
O gestor Ruy relatou que: “Deixamos de utilizar o Creep Feeding para os bezerros e passamos a utilizar o sal enriquecido para as vacas e bezerros, onde conseguimos resultados satisfatórios. Os bezerros carimbo 8, pesaram em média 275 Kg após a desmama, e estamos com taxa de prenhes de 92% da vacada. Outro item importante é o ganho de peso dos bezerros após desmama, sendo de 754g ao dia para machos e 531g ao dia para fêmeas.”
A Fazenda Minas Gerais utiliza o suplemento mineral enriquecido COOP PHOS CRIA + para todas as categorias.
Confira algumas fotos do evento: